Compartilhe

Descubra como garantir seu direito de voto e onde exercer sua cidadania!

Eleitores em fila para votação
Eleitores em fila para votação. Fonte: Poder360.

Mais de 155,9 milhões de brasileiros devem ir às urnas no próximo domingo, 6 de outubro de 2024, para escolher vereadores e prefeitos em 26 Estados. Para garantir que todos estejam preparados, é fundamental saber como consultar o local de votação e a zona eleitoral. O horário da votação será das 8h às 17h, no horário de Brasília.

Os cidadãos poderão consultar seus locais de votação através do site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou pelo aplicativo e-Título. “As consultas podem ser feitas pelo site do TSE, na aba ‘serviços eleitorais’, clicando em ‘local de votação/zonas eleitorais’ e, depois, em ‘consulte onde votar'”, foi destacado na matéria publicada pelo Poder360.

Para realizar a consulta, o eleitor precisará informar alguns dados como nome, CPF, número do título eleitoral, data de nascimento e nome da mãe. Alternativamente, com o uso do aplicativo e-Título, os usuários devem cadastrar os mesmos dados fornecidos à Justiça Eleitoral e depois acessar a opção “onde votar”.

Vale lembrar que o e-Título também possui uma limite para atualização. “Para evitar instabilidade no sistema, só será possível obter ou atualizar o e-Título, antes da votação, até este sábado (5.out)”, alertou a reportagem. O aplicativo pode ser baixado nas lojas virtuais para plataformas iOS e Android.

Candidatos nas eleições municipais
Candidatos nas eleições municipais. Fonte: Poder360.

Todos os cidadãos com idade entre 18 e 70 anos são obrigados a votar, enquanto o voto é facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos. Um ponto importante a ser observado é que as datas e horários de votação podem variar em algumas regiões, como no Acre e em 11 municípios do Amazonas, onde a votação começará às 6h locais.

As eleições de 2024 contarão com um número reduzido de candidatos, com 454.689 registros, o menor desde 2008. Isso representa uma queda de 18% em relação a 2020, quando foram registradas 557.700 candidaturas, conforme os dados do TSE.

As eleições deste ano oferecem uma excelente oportunidade para que os cidadãos revisitem sua posição e papel na democracia. Fique atento e não deixe de consultar seu local de votação!

Urna eletrônica para votação
Urna eletrônica para votação. Fonte: Poder360.

Esperamos que este guia tenha sido útil! Você já conferiu seu local de votação? Compartilhe suas experiências e dúvidas nos comentários abaixo, e não esqueça de compartilhar esta informação importante com amigos e familiares!

Referências

  • https://www.poder360.com.br/poder-eleicoes/saiba-como-consultar-o-local-de-votacao-e-a-zona-eleitoral/


Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *