Guilherme Boulos, Ricardo Nunes e Pablo Marçal disputam voto a voto na véspera do primeiro turno!
Os candidatos à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PT), Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB) — Foto: Fábio Tito/g1
A mais recente pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (5), apresentou um cenário de empate técnico entre os candidatos à prefeitura de São Paulo. Urbanos na corrida, Guilherme Boulos (PSOL) lidera com 29% dos votos válidos, enquanto Ricardo Nunes (MDB) e Pablo Marçal (PRTB) aparecem empatados com 26%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, o que indica uma disputa acirrada entre os três concorrentes.
O levantamento foi realizado entre 4 e 5 de outubro com 2.052 entrevistados e está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo TSE: SP-05101/2024. Segundo os dados, a candidata Tabata Amaral (PSB) obteve 11% das intenções de voto, seguida por Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo), com 4% e 2%, respectivamente. Os votos brancos, nulos e indecisos alcançam 5% e 3%, respectivamente.
Com essa pesquisa, a pressão aumenta para os candidatos, que têm pouco tempo até o primeiro turno das eleições, marcado para amanhã, 6 de outubro. O trânsito de ideais e promessas se intensifica, e cada voto conta. Como foi destacado, “para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto”.
Infográfico mostra os dados do Datafolha sobre a disputa em São Paulo na véspera do 1º turno — Foto: g1
O Datafolha também investigou a rejeição dos candidatos, onde Pablo Marçal se destacou com 53% de índices de não-votação, seguido por Datena e Boulos, com 39% e 38%, respectivamente. Este aspecto é crucial na definição do panorama eleitoral, onde o cenário mostra que cada candidato não só está buscando votos, mas também tentando minimizar sua rejeição entre os eleitores.
A disputa eleitoral em São Paulo não é apenas uma corrida para a prefeitura da maior cidade do Brasil, mas uma oportunidade para ver como as preferências eleitorais se moldam em um ambiente de crescente polarização e novos paradigmas de campanha. Engajamento nas redes sociais e debates entre os candidatos também desempenham um papel vital na formação da opinião pública.
Esta pesquisa é um convite para que os eleitores reflitam durante as próximas horas antes de irem às urnas. Comentários e opiniões sobre a eleição são incentivados, e a comunidade está convidada a participar desta discussão relevante.
Referências
- https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2024/noticia/2024/10/05/datafolha-em-sp-votos-validos-boulos-29percent-nunes-26percent-e-marcal-26percent-estao-empatados-tecnicamente.ghtml
- https://www.metropoles.com/sao-paulo/datafolha-boulos-nunes-e-marcal-chegam-ao-1o-turno-em-empate-triplo
- https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2024/10/6958009-indefinicao-marca-corrida-eleitoral-em-diversas-capitais.html