Como a nova estação influencia o clima e a saúde na região?
Outono começa no dia 20 de março e temperaturas devem ficar mais baixas no interior de SP — Foto: Fabrício Rocha/g1
O outono começa oficialmente nesta quinta-feira, dia 20 de março de 2025, e, segundo o agrometeorologista Daniel Nassif, a nova estação promete trazer um cenário de temperaturas mais amenas e noites frescas no interior de São Paulo. Embora o calor ainda prevaleça nos próximos dias, as mudanças já são percebidas.
Nassif, que é professor da UFSCar, destacou que durante o início desta estação “os dias ainda devem ser quentes, mas as noites começam a ficar mais frescas”. Aliás, o outono é um momento de transição entre a intensidade do calor do verão e a chegada do frio do inverno. “É comum vermos, em uma mesma semana, dias mais quentes, com pancadas de chuva, e, depois, a chegada de uma frente fria”, explica o especialista.
Professor e agrometeorologista Daniel Nassif — Foto: Arquivo pessoal
A previsão é de que a partir de abril as frentes frias comecem a chegar, resultando em quedas significativas nas temperaturas. Nassif aponta que: “no início do outono, já podemos ter a entrada da primeira frente fria, com uma queda de até 10°C nas temperaturas em comparação ao verão”. As regiões de Sorocaba e Itapetininga, em específico, devem registrar temperaturas ainda mais baixas ao longo da estação.
Outro ponto importante a ser destacado é a diminuição das chuvas. “O volume de chuvas deve começar a diminuir gradativamente, com chances de pancadas isoladas até meados de abril,” afirma o professor. As temperaturas também devem ficar muito abaixo das observadas durante os verões extremos dos últimos anos, em que os termômetros frequentemente se aproximaram dos 40°C.
Entretanto, o outono também traz o aumento do ar seco, que pode agravar problemas respiratórios. “Com a redução das chuvas e a chegada do ar mais seco, a população deve se atentar aos problemas respiratórios, pois a maior presença de poeira e poluição no ar agrava a situação”, explicou Nassif. Além disso, ele fez um alerta sobre as queimadas, que também podem piorar a qualidade do ar.
Segundo especialista, o outono é considerado uma estação de transição, com características do verão e do inverno — Foto: Eduardo Ribeiro Jr./g1
Por fim, a estação é marcada não só pela mudança nas temperaturas, mas também pela queda das folhas das árvores, um reflexo da adaptação da natureza para o inverno que se aproxima. “No primeiro dia do outono, o planeta inteiro tem 12 horas de dia e 12 horas de noite”, ressaltou Nassif, enfatizando a beleza e a singularidade da nova estação.
Os moradores do interior de São Paulo devem se preparar para essas mudanças climáticas e seus impactos na saúde e na rotina. Para mais informações e atualizações sobre o clima, fique atento às notícias.
O que você acha sobre as mudanças na estação? Compartilhe sua opinião nos comentários!
Referências
- https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundiai/noticia/2025/03/20/outono-tera-noites-mais-frescas-menos-chuvas-e-chance-de-frentes-frias-no-interior-de-sp-diz-especialista.ghtml
- https://noticias.r7.com/jr-24h/boletim-jr-24h/video/assista-a-integra-da-1-edicao-do-jr-24-horas-desta-quinta-20-20032025/