Dados recentes mostram um crescimento no bem-estar do Brasil e a continuidade da Finlândia como o país mais feliz do mundo!
Bandeira da Finlândia. Fonte: NurPhoto via Getty Images
A Finlândia foi novamente reconhecida como o país mais feliz do mundo, ocupando o primeiro lugar no Relatório Mundial da Felicidade, publicado anualmente pela ONU. Esse é o 8º ano consecutivo em que a nação nórdica lidera o ranking, desta vez seguida pela Dinamarca e Islândia. As medições se baseiam em fatores como PIB per capita, suporte social, expectativa de vida saudável e avaliação pessoal de liberdade e generosidade.
O relatório mais recente foi divulgado em 19 de março de 2025, coincidindo com a comemoração do Dia Internacional da Felicidade. É uma importante data estabelecida pela Assembleia Geral da ONU em 2012, que visa ressaltar a importância do bem-estar no desenvolvimento e na política social. O Brasil, por sua vez, apresentou um avanço significativo, subindo oito posições no ranking, agora ocupando a 36ª colocação entre 147 nações analisadas.
Victor Meneses, do Valor Econômico, destacou que o Brasil superou países como o Chile, que caiu de 38º para 45º lugar. Além disso, o Brasil se posiciona atrás apenas do Uruguai, que ocupa a 29ª posição. Isso reflete uma melhoria nos indicadores de renda per capita e apoio social, fundamentais para a avaliação do bem-estar. Contudo, ainda há desafios a serem enfrentados em relação à generosidade e percepção de corrupção.
Em contrapartida, os Estados Unidos caíram para a 24ª posição, seu pior lugar desde 2012, favorecendo uma reflexão sobre o estado social e psicológico da população, especialmente entre os jovens, que têm se sentido menos apoiados e mais isolados.
O relatório é fruto de uma colaboração entre a Gallup, o Oxford Wellbeing Research Centre e a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU, além de um conselho editorial que supervisiona a pesquisa. Os resultados são baseados na média de avaliações de vida dos últimos três anos, de 2022 a 2024.
Finlândia país mais feliz do mundo. Fonte: Getty Images
Sobre o ranking dos países mais felizes, destacam-se as nações nórdicas no topo, com a Finlândia, Dinamarca, Islândia e Suécia reafirmando seus lugares. Ilana Ron-Levey, diretora da Gallup, afirmou: “Países nórdicos como a Finlândia continuam a se beneficiar de sistemas de saúde, educação e apoio social de alta qualidade, além de uma desigualdade de bem-estar social bastante baixa”.
Essas informações trazem um panorama esperançoso sobre a qualidade de vida e a felicidade em diferentes partes do mundo. Fica a pergunta: como o Brasil pode explorar essas melhorias de forma a garantir um futuro ainda mais feliz para seus cidadãos? A discussão fica aberta nos comentários!
Referências
- https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/finlandia-lidera-ranking-da-felicidade-da-onu-brasil-sobe-oito-posicoes/
- https://valor.globo.com/brasil/noticia/2025/03/20/dia-da-felicidade-brasil-sobe-8-posicoes-em-ranking-mundial.ghtml
- https://veja.abril.com.br/comportamento/finlandia-e-eleita-pela-8a-vez-consecutiva-o-pais-mais-feliz-do-mundo/