Compartilhe

Paralisação programada para quarta-feira pode impactar mais de 550 mil passageiros!

Trem da CPTM
Divulgação/CPTM

A greve da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), agendada para começar à meia-noite da próxima quarta-feira (26), não afetará as linhas 10-Turquesa e 7-Rubi. Estas informações foram confirmadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo (STEFSP), que anunciou que os funcionários dessas linhas não participarão da paralisação.

Embora o foco da greve esteja nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, que atendem coletivamente cerca de 550 mil passageiros por dia, a linha 10-Turquesa, que passa pelo Grande ABC, seguirá operando normalmente. De acordo com o STEFSP, “os funcionários do sindicato que atuam nas linhas 10 e 7 não vão aderir à paralisação.”

Trem da CPTM estacionado
A imagem mostra um trem de passageiros de cor vermelha estacionado em uma plataforma de estação. O trem possui janelas grandes e um design moderno. Ao fundo, há uma estrutura de estação com sinalização visível e uma cobertura verde.

O principal motivo para a greve nas linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade é o protesto contra a privatização dessas linhas, programada para ocorrer em um leilão no dia 28 de março. Segundo o governo de São Paulo, essa concessão, que prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos, tem como objetivo trazer melhorias operacionais e estruturais aos serviços prestados.

Os trens da CPTM são uma das principais formas de transporte na Grande São Paulo, portanto, a interrupção do serviço pode causar congestionamentos e impactar a rotina da população. O secretário de imprensa do STEFSP, Lourival Júnior, destacou: “Estamos pedindo para que o governo do estado cancele esse leilão e converse com a categoria para encontrar uma solução que preserve os empregos.”

Estações da CPTM
Estações da CPTM e do Metrô mudam perfil da habitação em São Paulo.

Com a greve se aproximando, a CPTM não se manifestou sobre medidas de contingência para atender os passageiros afetados pela paralisação. A situação continua sendo monitorada, e novas assembleias estão marcadas para os próximos dias, onde os trabalhadores decidirão se confirmam ou não a greve.

Para mais informações sobre o andamento dos transportes em São Paulo, acompanhe as notícias e não hesite em compartilhar suas opiniões nos comentários! Fique ligado nas atualizações sobre esse tema tão relevante para a mobilidade urbana na sua cidade.

Referências

  • https://www.dgabc.com.br/Noticia/4212160/linha-10-turquesa-fica-de-fora-da-greve-da-cptm-nesta-terca-feira
  • https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2025/03/greve-na-cptm-pode-deixar-mais-de-550-mil-pessoas-por-dia-sem-trens-em-sp.shtml
  • https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/greve-da-cptm-saiba-quais-linhas-nao-devem-operar-na-quarta-feira-26/


Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *