Compartilhe

Stephen Hubbard é sentenciado a quase sete anos de prisão, e sua defesa é contestada por familiares.

Stephen Hubbard na audiência de veredito em Moscou
Stephen Hubbard, 72, acusado de lutar como mercenário pela Ucrânia, comparece à sua audiência de veredito em Moscou. Imagem: HANDOUT/AFP

Um tribunal de Moscou condenou o cidadão americano Stephen Hubbard, de 72 anos, a uma pena de seis anos e dez meses de prisão por atuar como mercenário na luta pela Ucrânia. Hubbard, originalmente do estado de Michigan, foi acusado de receber dinheiro por participar de confrontos armados no país europeu.

Segundo as autoridades russas, Hubbard estava preso desde 2 de abril de 2022, pouco após o início da invasão russa na Ucrânia. O veredicto, pronunciado no dia 7 de outubro, foi tomado majoritariamente a portas fechadas e gerou descontentamento entre seus familiares e defensores dos direitos humanos, que questionam a legalidade e a transparência do processo judicial.

Durante seu julgamento, Hubbard confessou ter lutado como mercenário, afirmando que recebeu ao menos mil dólares por mês para se juntar a uma unidade de defesa territorial na Ucrânia. Contudo, sua irmã, Trisha Hubbard Fox, destacou em entrevistas que seu irmão “nunca teve uma arma” e sugeriu que ele era um pacifista. “O promotor da RÚSSIA ESTÁ MENTINDO!!! Steve nunca foi um mercenário”, completou, enfatizando a crença de que ele era um professor de inglês fora dos Estados Unidos.

Além de Hubbard, outro americano, Robert Gilman, de 30 anos, também foi recentemente condenado na Rússia, recebendo uma sentença de sete anos e um mês por agressão a agentes da lei. Esses casos refletem o complexo panorama de detenções de cidadãos ocidentais na Rússia, com autoridades americanas expressando preocupações sobre uma possível política de “tomada de reféns” por parte do Kremlin.

A situação de Hubbard levanta questões críticas sobre a segurança e os direitos dos estrangeiros envolvidos no conflito ucraniano, além de evidenciar a tensão contínua entre Rússia e Estados Unidos em meio à guerra.

Continua-se a acompanhar o desdobramento desse caso, que pode ter repercussões políticas e diplomáticas significativas.

A imagem representa Stephen Hubbard durante seu julgamento em Moscou. Imagens deste tipo ajudam a ilustrar a gravidade do caso e a tensão da situação atual entre os EUA e a Rússia.

Referências

  • https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2024/10/07/corte-russa-condena-americano-de-72-anos-a-sete-anos-de-prisao-acusado-de-ser-mercenario-para-a-ucrania.htm
  • https://noticias.r7.com/record-news/hora-news/video/tribunal-russo-condena-americano-de-72-anos-por-lutar-pela-ucrania-07102024/
  • https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/tribunal-russo-condena-cidadao-dos-eua-por-lutar-pela-ucrania/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *