Entenda como a queda de um muro impactou o sistema de transporte da cidade!
Muro desaba sobre trilhos da Linha 2 do metrô do Rio e sete estações são fechadas — Foto: Reprodução/ TV Globo.
Na manhã desta quarta-feira, 9 de abril de 2025, um incidente crítico ocorreu no Rio de Janeiro, resultando no fechamento de onze estações da Linha 2 do Metrô. Um muro desabou sobre os trilhos nas proximidades da estação Engenho da Rainha, na Zona Norte da cidade, em decorrência de obras realizadas pela concessionária Águas do Rio. O desabamento aconteceu durante trabalhos de reparo em uma tubulação na Avenida Pastor Martin Luther King, causando significativa interrupção ao transporte público.
As estações afetadas incluem Pavuna, Engenheiro Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Inhaúma e Del Castilho. O Metrô Rio informou que as composições estavam operando apenas em direção ao Centro da cidade. um dos passageiros, que preferiu não se identificar, disse que “recebeu um vale após informarem a paralisação do metrô”.
“Estamos em contato com a Águas do Rio para que o problema seja solucionado e a operação restabelecida o quanto antes”, afirmou a empresa em nota. O Centro de Operações também mencionou que a suspensão das atividades na linha é temporária, mas não há previsão exata para o retorno do serviço. A circulação dos trens, neste momento, está restrita entre as estações Maria da Graça e Botafogo.
Muro desaba em cima dos trilhos da Linha 2 do metrô do Rio de Janeiro — Foto: Reprodução/ TV Globo.
Além da interrupção do metrô, a queda do muro resultou na interdição de uma faixa da Avenida Pastor Martin Luther King no sentido Pavuna, complicando ainda mais o tráfego na região. De acordo com informações de testemunhas, uma grande quantidade de terra ao lado do muro também contribuiu para o colapso, levantando preocupações sobre a segurança da infraestrutura na área.
A Águas do Rio apresentou uma declaração contextualizando o incidente. Segundo a empresa, “nossas equipes estavam realizando um reparo emergencial de um vazamento em uma tubulação de grande porte quando a queda do muro ocorreu”. Elas salientaram ainda que estão trabalhando em conjunto com o Metrô Rio para remover os destroços e restabelecer o funcionamento regular da linha.
Este evento gerou um grande impacto na rotina dos cariocas, com muitos usuários expressando sua insatisfação nas redes sociais sobre o transtorno enfrentado. A situação está sendo monitorada e atualizações sobre a normalização do serviço devem ser fornecidas ao longo do dia.
Se você foi impactado por essa paralisação, compartilhe sua experiência nos comentários. Vamos acompanhar juntos essa situação e torcer para que o Metrô do Rio volte a funcionar plenamente em breve!
Referências
- https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/04/09/muro-desaba-no-engenho-da-rainha.ghtml
- https://cbn.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2025/04/09/muro-desaba-sobre-trilhos-do-metro-sete-estacoes-da-linha-2-estao-fechadas.ghtml