Dados do IBGE mostram que alimentos como tomate e café puxam o índice para cima!
Vista de prateleiras com diversas marcas de café em um supermercado no Rio de Janeiro — Foto: SAULO ANGELO/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do Brasil, registrou uma alta de 0,56% em março de 2025. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 11 de abril, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este índice representa uma desaceleração em comparação com o mês anterior, quando a inflação foi de 1,31%.
No acumulado dos últimos 12 meses, a inflação totalizou 5,48%, o que está acima do limite máximo da meta estabelecida pelo Banco Central, que gira em torno de 3% para o ano. O maior impacto na alta de março veio do grupo Alimentação e Bebidas, que subiu 1,17% e respondeu por quase 45% do índice, conforme destacados os preços de itens essenciais, como o tomate (+22,55%), o ovo de galinha (+13,13%) e o café moído (+8,14%).
José Fernando Pereira, gerente da pesquisa do IPCA, comentou: “A alta de preços foi puxada pelo grupo alimentação e bebidas, que acelerou de 0,70% em fevereiro para 1,17% em março.” Essa variação foi esperada pelo mercado financeiro, que já previa um aumento de 0,56%.
A imagem mostra duas pessoas em um supermercado, observando prateleiras com produtos. — Foto: Claudia Martini/Xinhua
Além dos alimentos, outros grupos também apresentaram aumentos, como Vestuário (+0,59%) e Saúde e Cuidados Pessoais (+0,43%). A alta na alimentação no domicílio foi de 1,31%, refletindo diretamente a pressão no orçamento dos consumidores.
Com essa recente alta, os analistas do setor permanecem atentos às medidas que o Banco Central pode tomar para controlar a inflação e quais serão as repercussões no mercado financeiro e na economia em geral.
Com esses dados, o IPCA continua sendo uma preocupação para as famílias brasileiras, e a expectativa é que as autoridades monetárias atuem para mitigar esta pressão inflacionária. Os leitores são convidados a compartilhar suas opiniões e experiências relacionadas a esses aumentos nos preços nos comentários abaixo!
Referências
- https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/04/11/ipca-precos-sobem-056percent-em-marco-diz-ibge.ghtml
- https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/inflacao-fica-em-056-em-marco-com-pressao-de-alimentos-diz-ibge/
- https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/04/inflacao-desacelera-para-056-em-marco.shtml