Compartilhe

Prefeita de Tampa solicita evacuação diante da iminente chegada do furacão

Imagem de satélite do furacão Milton
Imagem de satélite mostra furacão Milton no Golfo do México, aproximando-se dos EUA, em 8 de outubro. Fonte: NOAA via AFP

O furacão Milton, classificado como categoria 5, está em rota de colisão com a costa da Flórida, e sua chegada está prevista para esta quarta-feira, 9 de outubro. A prefeita de Tampa, Jane Castor, fez um apelo garantindo que “se ficar, vai morrer”, alertando a população para evacuar urgentemente as áreas de risco.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), Milton se intensificou rapidamente nos últimos dias, atingindo ventos máximos de 285 km/h. Essa assim chamada “intensificação explosiva” elevou a tempestade à categoria mais alta na escala Saffir-Simpson, não vista na região há mais de um século. “Estamos diante da pior tempestade a atingir a Flórida em um século”, afirmou o presidente Joe Biden em um comunicado.

Além dos ventos severos, a prefeita Castor ressaltou que a tempestade poderá trazer ondas de até 4 metros e inundações significativas, que podem ser devastadoras para a região costeira. “Preparação é fundamental. O alerta anterior de Helene foi um aviso, mas Milton será catastrófico”, complementou a prefeita durante uma entrevista à CNN.

Diante dessa situação crítica, muitas pessoas têm enfrentado dificuldades para evacuar, enquanto os supermercados localizados na cidade estão lotados, com moradores se apressando para estocar mantimentos antes da tempestade. Sacos de areia foram distribuídos e colocados nas entradas das casas como forma de contenção das águas.

Em um cenário mais amplo, o governador da Flórida, Ron DeSantis, enfatizou a necessidade de limpar os detritos deixados pelo furacão anterior, Helene, que causou danos imensos e resultou na morte de 232 pessoas. “Esse lixo aumenta o risco e pode intensificar ainda mais os danos que Milton pode causar”, alertou DeSantis.

As autoridades locais enfatizam que a evacuação deve ser concluída o mais breve possível e que todos na zona de evacuação devem seguir as orientações dadas. “Proteger-se é prioridade. Corram da água, se preparem para o vento”, concluiu a prefeita.

Esse furacão representa um risco não só para a população da Flórida, mas também para outros estados que podem ser afetados pelas chuvas e ventos fortes que devem ocorrer entre terça e quarta-feira. A população está em alerta e as autoridades continuam a monitorar a situação.

Comentários e compartilhamentos sobre o impacto do furacão são bem-vindos, e os interessados devem se manter informados através de fontes oficiais.

Referências

  • https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/10/08/se-ficar-vai-morrer-furacao-milton-se-aproxima-e-prefeita-faz-alerta.htm
  • https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2024/10/08/o-que-e-um-furacao-de-categoria-5-entenda-como-e-medida-a-intensidade-do-fenomeno-e-impactos-previstos.ghtml
  • https://www.nsctotal.com.br/noticias/florida-nos-eua-se-prepara-para-pior-tempestade-em-um-seculo-com-furacao-milton

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *