Veja como a chegada do furacão está afetando aeroportos e atrações turísticas na região
Mickey e sua turma no complexo de parques temáticos Walt Disney World, na Flórida. (Fonte: Divulgação/Disney World)
O furacão Milton, considerado um dos mais destrutivos a atingir a Flórida em mais de um século, está prestes a chegar à costa oeste do estado, afetando não apenas a vida dos moradores, mas também o funcionamento de importantes atrações turísticas. Com sua previsão de chegada na madrugada de quarta-feira, 9 de outubro, a situação já se torna crítica.
“A Flórida está em alerta para a chegada do Furacão Milton”, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC), que destacou que o ciclone pode ser classificado como cinematográfico, alcançando ventos de até 280 km/h em sua trajetória no Golfo do México. “É esperado que ele chegue como um furacão de categoria 4, mas pode variar de categoria 5 a uma nova categoria 6”, alertou o NHC.
Enquanto isso, a aviação está sendo severamente afetada. Dados da FlightAware mostram que cerca de 1,4 mil voos atrasaram e 700 foram cancelados somente na terça-feira, 8. Para a quarta-feira, um total de 1,6 mil voos já estão cancelados, com esse número tendendo a aumentar. Aeroportos, como o Internacional de Orlando, planejam fechar suas operações a partir das 8h (horário local) do dia da chegada do furacão, e o Aeroporto de Tampa já suspendeu suas atividades desde terça.
Em resposta ao furacão, a Disney decidiu fechar seus parques. Com isso, os parques da Disney, incluindo o Magic Kingdom e o Disney’s Hollywood Studios, encerrarão suas atividades em fases, começando as 13h do dia 9. O complexo de parques também cancelou eventos, como a festa de Halloween do Mickey, que aconteceria na mesma data.
A prefeita de Tampa, Jane Castor, fez um apelo à população, ressaltando os riscos iminentes da tempestade: “Se ficar, vai morrer”, um aviso que ilustra a seriedade da situação. “Deve ser a pior tempestade a atingir Tampa em mais de 100 anos”, concluiu Castor, enquanto moradores se apressavam em estocar suprimentos e proteger suas residências.
Com a chegada do furacão Milton, que promete causar não apenas ventos intensos mas também possíveis ondas de até 4 metros, as autoridades estão em estado de alerta. O NHC recomenda que as comunidades sigam as diretrizes locais e se preparem para a emergência, que poderá resultar em danos severos.
Milton é uma situação a ser monitorada de perto, não apenas pela força do ciclone, mas pelo impacto que traz ao turismo e à vida cotidiana na Flórida. Para mais informações, a população é aconselhada a acompanhar as orientações das autoridades locais.
Referências
- https://www.infomoney.com.br/mundo/aeroportos-fecham-e-voos-sao-cancelados-com-a-aproximacao-do-furacao-milton-nos-eua/
- https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/10/08/disney-fecha-parques-antes-da-passagem-do-furacao.htm