Compartilhe

Entenda a análise da CBF sobre o lance polêmico do último jogo

Atacante do Vasco, Vegetti, durante o jogo contra o Sport
Atacante do Vasco, Vegetti, durante o jogo contra o Sport. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

A recente partida entre Vasco e Sport, válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, gerou um enorme debate devido a um lance controverso que envolveu o atacante Vegetti. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou um parecer do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que avaliou se houve ou não falta na jogada que resultou no segundo gol do Vasco, na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, realizada no último sábado (12).

Segundo o parecer divulgado, o CCEI reconhece que “houve um empurrão do atacante”, mas conclui que o lance é interpretativo e não configura falta. O documento descreve que “o atacante do Vasco/RJ usa o braço direito, na busca por espaço e referência, mas também acaba por empurrar seu adversário nas costas, resvalando no rosto, antes de cabeceá-la.” Apesar disso, a interpretação da arbitragem foi de que o lance não comprometia a continuidade da ação, o que levou à validação do gol.

Os jogadores do Sport, liderados por sua comissão técnica, reclamaram imediatamente da decisão em campo, argumentando que a falta deveria ter sido marcada. O árbitro Wilton Pereira Sampaio decidiu após consultar o VAR, que mostrou apenas parte da jogada, omitiu um ângulo que demonstrava o contato no rosto do defensor do Sport. “Caio Max, que liderava a equipe de arbitragem do VAR, justificou o chamado ao vídeo dizendo que ‘a cabine está dividida’, sugerindo que o árbitro visse por conta própria”, destacaram os especialistas.

Além das questões apresentadas sobre o gol anulado, o Sport se manifestou através de um vídeo, expondo sua indignação em relação aos erros de arbitragem durante a competição. O clube pernambucano utiliza a peça para mobilizar a torcida, visando uma Ilha do Retiro lotada na próxima partida contra o Bragantino.

Zagueiro Lucas Cunha do Sport
Zagueiro Lucas Cunha jogador do Sport na partida contra o Vasco em São Januário. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

A análise detalhada do lance, bem como as reclamações do Sport, reacende discussões sobre a qualidade da arbitragem e o uso do VAR no futebol brasileiro. A expectativa é de que a aplicação das novas diretrizes da CBF traga mais clareza e uniformidade às decisões em campo, minimizando a insatisfação dos clubes e dos torcedores.

Com a continuação do Campeonato Brasileiro, as expectativas são altas, e a busca pela primeira vitória do Sport na competição é enorme. As próximas partidas prometem elevar ainda mais a temperatura e a rivalidade entre os clubes.

O que você acha sobre a decisão da CBF? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe suas opiniões!

Referências

  • https://ge.globo.com/pe/futebol/times/sport/noticia/2025/04/15/parecer-da-cbf-sobre-gol-em-vasco-x-sport-cita-empurrao-mas-conclui-que-nao-houve-falta.ghtml
  • https://www.lance.com.br/vasco/cbf-divulga-parecer-sobre-suposta-falta-de-vegetti-em-vasco-x-sport-veja.html
  • https://www.terra.com.br/esportes/sport/sport-divulga-video-em-protesto-contra-erros-de-arbitragem-no-brasileirao,95aa50007d401c31532df27db7370477ctm5jh5b.html

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *