Entenda como ocorreu a tragédia no Monte Faito e as consequências do acidente
Cabine de teleférico despencou no Monte Faito, na Itália — Foto: Italian Alpine and Speleological Rescue Corps / Divulgação
Uma tragédia marcou a região de Nápoles, na Itália, nesta quinta-feira, 17 de abril de 2025, quando um teleférico despencou no Monte Faito, resultando na morte de quatro pessoas e deixando uma gravemente ferida. Segundo informações das autoridades locais, o acidente ocorreu quando um dos cabos que sustentava a cabine se rompeu, fazendo com que ela descesse rapidamente.
O governador da Campânia, Vincenzo De Luca, visitou o local e declarou à TV: “A neblina e o mau tempo estão atrapalhando” as operações de resgate. As vítimas fatais do acidente eram, segundo autoridades, dois casais de turistas que estavam no teleférico. O operador da cabine, que foi resgatado em estado grave, está atualmente internado em um hospital.
Imagens divulgadas mostram o esforço dos serviços de resgate, onde houvesse 16 pessoas foram retiradas de uma cabine suspensa em segurança. O prefeito de Castellammare di Stabia, Luigi Vicinanza, revelou que o teleférico havia sido reaberto uma semana antes após as férias de inverno, e que investigações iniciais indicam que “o cabo de tração quebrou”, e o freio de emergência não funcionou adequadamente na cabine que despencou.
Passageiro sendo resgatado de teleférico na Itália — Foto: SICOMUNICAZIONE via REUTERS
O teleférico é uma popular atração turística, oferecendo vistas deslumbrantes do Golfo de Nápoles e do vulcão Vesúvio. O presidente da empresa que opera o teleférico, Umberto De Gregorio, descreveu o evento como “uma tragédia”, enfatizando a importância de investigar as causas do acidente. As operações de resgate foram ainda mais dificultadas pelas condições climáticas adversas, que incluíam neblina e ventos fortes.
As autoridades já iniciaram as investigações para determinar as causas exatas do acidente e garantir que medidas de segurança adequadas sejam adotadas para revelar que episódios similares não voltem a ocorrer. O episódio rema o trágico acidente de 2021, onde 14 pessoas perderam a vida em um incidente semelhante no norte do país.
Os moradores e turistas locais estão em luto pelas vidas perdidas, e as autoridades intensificam as verificações de segurança para prevenir futuros acidentes. Este trágico evento serve como um lembrete da importância da segurança em atrações turísticas.
Para comentários e compartilhamentos, sinta-se à vontade para deixar sua opinião abaixo.
Referências
- https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/04/17/teleferico-despenca-na-italia-ha-mortos.ghtml
- https://www.infomoney.com.br/mundo/queda-de-teleferico-na-regiao-de-napoles-italia-deixa-4-mortos-e-um-ferido-grave/
- https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/acidente-com-teleferico-deixa-ao-menos-quatro-mortos-no-sul-da-italia/