Compartilhe

Entenda os detalhes da demissão e as denúncias que culminaram neste desfecho impactante!

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto. — Foto: Divulgação/INSS

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi demitido na tarde de quarta-feira, 23 de abril de 2025, em meio a um crescente escândalo de fraudes que envolve a instituição. A decisão foi comunicada pelo Palácio do Planalto e segue um afastamento judicial, onde Stefanutto já se encontrava por ordem da Justiça, devido a uma operação conjunta da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) para apurar supostos desvios financeiros.

As investigações apontam que os desvios relacionados a descontos indevidos de aposentados e pensionistas podem chegar a R$ 6,3 bilhões, ocorrendo entre 2019 e 2024. Segundo as informações, a operação, denominada “Sem Desconto”, resultou em 211 mandados de busca e apreensão, além de ordens de sequestro de bens e mandados de prisão em vários estados.

Durante uma coletiva de imprensa, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, reconheceu que a indicação de Stefanutto ao cargo foi de sua “inteira responsabilidade”. “Stefanutto é o segundo presidente do INSS a cair em virtude de suspeitas de irregularidades [durante o governo Lula]”, afirmou Lupi. O primeiro foi Glauco Wamburg, que também foi exonerado em 2023 por suposto uso irregular de passagens e diárias pagas pelo governo.

As acusações se concentraram em entidades que cobravam dos aposentados e pensionistas por serviços não prestados, sendo que uma amostra de 1.300 aposentados mostrou que 90% deles não reconheciam que haviam autorizado os descontos. Lupi, em entrevistas, ressaltou a importância de aguardar o devido processo legal e o direito de defesa para os envolvidos.

A saída de Stefanutto e os desdobramentos da operação demonstram uma preocupação crescente do governo com a transparência e a lisura nas relações com os aposentados e pensionistas, especialmente em um cenário de caos administrativo.

Os leitores são convidados a compartilhar suas opiniões e experiências nos comentários. O que você pensa sobre as recentes demissões no INSS e o combate a fraudes?

Referências

  • https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/04/23/presidente-do-inss-e-demitido-apos-operacao-sobre-fraudes.ghtml
  • https://istoedinheiro.com.br/fraude-em-descontos-de-aposentados-lula-demite-presidente-do-inss-alvo-de-operacao-da-pf/


Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *