Descubra a trajetória da data que homenageia a maternidade e os conflitos que a cercam!
Anna Jarvis (1864-1948).
O Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio no Brasil e em muitos outros países, possui uma história rica e, por vezes, controversa. Criada em 1908 por Anna Jarvis, essa data buscava homenagear a figura materna de forma especial. No entanto, a própria criadora da celebração acabou se arrependendo de sua iniciativa, lutando até o final da vida para revogar a data.
Anna Jarvis, uma ativista americana, propôs o Dia das Mães após a morte de sua mãe, Ann Reeves Jarvis, que dedicou sua vida a ajudar os necessitados durante a Guerra Civil Americana. “O feriado representava, para Anna, um retorno aos laços familiares e uma homenagem a todas as mães”, explicou um especialista. Por conta dessa simbologia, a data foi rapidamente adotada e, em 1914, o presidente Woodrow Wilson oficializou o segundo domingo de maio como o Dia das Mães nos Estados Unidos.
Contudo, com a popularização da comemoração, o que começou como uma celebração sentimental acabou se transformando em uma oportunidade de lucro para o comércio. “Anna teve um embate contra a comercialização do seu Dia das Mães”, afirmou um historiador da época. Com o aumento das vendas de flores, cartões e presentes, Anna expressou sua indignação, protestando contra as práticas de venda nas datas comemorativas. “Estavam comercializando o meu Dia das Mães”, lamentou em uma de suas citações.
Por conta dessa transformação, Anna Jarvis tentou, em sua velhice, revogar o Dia das Mães, ressaltando que a essência da data deveria ser a valorização das mães e não o consumo excessivo.
Imagem de celebração do Dia das Mães.
Atualmente, o Dia das Mães é uma oportunidade para as marcas se conectarem com os consumidores de forma afetuosa. Com mensagens que valorizam a maternidade, as empresas se esforçam para estreitar laços com seus clientes. Apesar das divergências e do arrependimento de sua criadora, o Dia das Mães continua a ser uma data significativa, repleta de amor e reconhecimento às figuras maternas.
Essa combinação de sentimentos e reflexões nos leva a questionar: qual o verdadeiro significado do Dia das Mães para cada um de nós? A história de Anna Jarvis nos ensina a respeitar a essência das comemorações, valorizando as relações ao nosso redor.
Não deixe de compartilhar suas impressões sobre essa data tão significativa! Quais são suas tradições e como você celebra essa data especial?
Referências
- https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2025/05/09/mensagem-do-dia-das-maes-para-clientes-veja-63-frases-prontas-para-usar.htm
- https://www.tempo.com/noticias/actualidade/dia-das-maes-por-que-a-mulher-que-inventou-a-data-se-arrependeu-de-te-la-criado.html
- https://www.gazetadopovo.com.br/economia/dia-das-maes-como-surgiu-a-data-e-por-que-e-celebrada-em-maio/