Compartilhe

Prepare-se para os dias 13, 14 e 15 e não perca a oportunidade de ver o C/2023 A3!

Passagem do cometa C/2023 A3 em São Bernardo (MA) — Foto: Gerson Ricardo Costa Farias
Passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS) em São Bernardo (MA) — Foto: Gerson Ricardo Costa Farias

O mês de outubro promete ser um espetáculo para os amantes da astronomia com a passagem do cometa C/2023 A3, carinhosamente apelidado de “Cometa do Século”. Segundo especialistas, este cometa é um dos mais esperados do ano e será visível no céu a olho nu em datas específicas, especialmente nos dias 12 a 14 de outubro.

O professor e entusiasta da astronomia, Gerson Ricardo Costa Farias, registrou imagens impressionantes do cometa em São Bernardo, no Maranhão, onde ele trabalha como coordenador na U. I. Ver. Rubenito Silva Couto. “As fotos foram feitas na escola durante a madrugada, por volta das 4h30. Gosto de eventos astronômicos e uma das atividades que faço na escola é a astrofotografia”, explicou Gerson ao g1.

Gerson Ricardo é entusiasta da astronomia e faz registros fotográficos em São Bernardo (MA) — Foto: Gerson Ricardo Costa Farias
Gerson Ricardo é entusiasta da astronomia e faz registros fotográficos em São Bernardo (MA) — Foto: Gerson Ricardo Costa Farias

Conhecido também como Tsuchinshan-ATLAS, o C/2023 A3 será mais brilhante em sua aproximação máxima à Terra, prevista para o dia 13 de outubro, quando será possível vê-lo com mais clareza, especialmente após o pôr do sol. De acordo com os astrônomos, “a passagem vai ser bem brilhante devido à combinação da proximidade da Terra e do Sol, além de efeitos relacionados à geometria da órbita desse cometa”, afirma Pedro Bernardinelli, um dos responsáveis pela descoberta do maior cometa já registrado.

Segundo Gerson, quem estiver em lugares com menos poluição luminosa poderá observar a cauda do cometa: “Digo isso porque eu consegui identificar a olho nu por conta da cauda. Se você estiver em um lugar sem poluição luminosa, consegue ver um ponto brilhante com uma cauda tênue e esfumaçada.”

Para garantir a melhor experiência, é recomendado utilizar binóculos ou telescópios. Aplicativos como Star Walk 2 e Sky Tonight também podem ser úteis para localizar o C/2023 A3 no céu, permitindo uma identificação mais precisa do cometa.

Passagem do C/2023 A3 em São Bernardo (MA) — Foto: Gerson Ricardo Costa Farias
Passagem do C/2023 A3 (Tsuchinshan–ATLAS) em São Bernardo (MA) — Foto: Gerson Ricardo Costa Farias

Dessa forma, é importante ficar atento às previsões meteorológicas e escolher um local apropriado para observar essa maravilha celestial. A chance de ver o C/2023 A3 é alta, desde que o céu esteja limpo. Portanto, prepare-se para uma experiência única e não esqueça de registrar seus momentos.

Como a observação de cometas é um evento raro, a expectativa é alta para que todos possam aproveitar ao máximo. Compartilhe suas experiências e dicas sobre a observação do cometa nos comentários!

Referências

  • https://g1.globo.com/ma/maranhao/vem-ver-pequeno/noticia/2024/10/11/maranhense-fotografa-passagem-do-cometa-do-seculo-e-da-dicas-para-ver-o-fenomeno-nos-dias-13-14-e-15-de-outubro.ghtml
  • https://forbes.com.br/escolhas-do-editor/2024/10/dois-cometas-brilhantes-iluminarao-o-ceu-em-outubro/
  • https://exame.com/pop/cometa-do-seculo-tera-pico-luminoso-nesta-quarta-feira-veja-horario-e-melhores-locais-para-observar/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *