Saiba como e quando avistar o impressionante C/2023 A3 neste final de semana!
Cometa do século fotografado de Santa Catarina em 30 de setembro — Foto: Reprodução/TV Globo
No próximo sábado, dia 12 de outubro, os brasileiros terão a oportunidade de testemunhar um dos mais impressionantes fenômenos celestiais do ano: o “Cometa do Século”, conhecido como C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS). O momento ideal para a observação ocorre logo após o pôr do sol, próximo à constelação de Virgem, com uma janela de visibilidade que pode durar apenas alguns minutos.
Segundo astrônomos, “do ponto de vista da Terra, os cometas aparecem próximos do horizonte, em uma janela pequena de tempo, perto do horário do pôr do sol”. É essencial que os observadores busquem locais afastados das luzes urbanas, onde a poluição luminosa não obstrua a vista do céu noturno.
O C/2023 A3 foi descoberto em 2023 e rapidamente ganhou notoriedade por seu brilho e pela expectativa gerada em torno de sua aproximação. “Astrônomos não tratam cometas como celebridades”, afirma Jorge Márcio Carvano, pesquisador do Observatório Nacional, “mas eles são guardiões dos mistérios do universo”. O cometa, que já foi avistado em algumas ocasiões ao redor do globo, deverá se colocar à vista a apenas 71 milhões de km da Terra neste final de semana.
Após passar pelo Sol, o C/2023 A3 volta a se tornar visível, mas a condição climática e os locais de observação são fatores cruciais para a visualização. Rodolfo Langhi, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Unesp, enfatiza que “mesmo que o cometa fique visível a olho nu, isso depende muito das condições do local onde está o observador”. A presença de nuvens ou poluição poderá interferir na experiência de observação.
Astrônomos contam quando será o momento ideal para olhar para o céu e avistar o ‘Cometa do século’ — Foto: Reprodução/TV Globo
Os especialistas alertam que, apesar do potencial brilhante do C/2023 A3, é essencial uma boa dose de sorte para que o cometa seja avistado de forma satisfatória. Isso se deve a diversos fatores externos, como a poluição e as nuvens, que muitas vezes obstruem a visão do céu. Portanto, mesmo que uma observação ideal pareça difícil, a experiência de buscar por cometas é única e vale a pena.
Em 1986, muita gente se reuniu para ver o cometa Halley — Foto: Reprodução/TV Globo
Para aqueles que desejam se preparar para observar este fenômeno, recomenda-se o uso de binóculos ou telescópios, pois eles podem aumentar consideravelmente a probabilidade de uma visão efetiva do cometa. Além disso, aplicativos de astronomia podem ser ferramentas úteis para localizar com precisão o C/2023 A3 no céu.
Portanto, não perca a chance de contemplar esse “viajante de passagem”. Deixe nos comentários sua expectativa para a observação do Cometa do Século e compartilhe esse artigo com amigos e familiares que também possam se interessar por este espetáculo no céu!
Referências
- https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2024/10/11/astronomos-contam-quando-sera-o-momento-ideal-para-olhar-para-o-ceu-e-avistar-o-cometa-do-seculo.ghtml
- https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/cometa-do-seculo-fica-mais-proximo-da-terra-nesta-semana-como-observar/
- https://forbes.com.br/escolhas-do-editor/2024/10/dois-cometas-brilhantes-iluminarao-o-ceu-em-outubro/