Compartilhe

Após operação militar, autoridades israelenses afirmam que líder do Hamas pode estar entre os mortos.

Yahya Sinwar, líder do Hamas, que controla a Faixa de Gaza
Yahya Sinwar, líder do Hamas, que controla a Faixa de Gaza — Foto: REUTERS/Mohammed Salem/File Photo

As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram que, em uma operação realizada na Faixa de Gaza na quarta-feira, 16 de outubro, três integrantes do Hamas foram eliminados, incluindo Yahya Sinwar, considerado o líder máximo do grupo terrorista. As autoridades israelenses acreditam que “é muito provável” que Sinwar tenha sido morto durante esse confronto.

Sinwar já era um dos principais alvos de Israel, especialmente após seu papel crucial nos atentados de 7 de outubro de 2023, que resultaram na morte de cerca de 1.200 israelenses e no sequestro de mais de 200 pessoas. “Yahya Sinwar, o líder do Hamas que reacendeu a guerra entre a Palestina e Israel, é um homem morto,” declarou Daniel Hagari, porta-voz do Exército israelense.

Os militares afirmaram que a identificação de Sinwar ainda estava sendo confirmada por meio de testes de DNA, que deverão ser realizados em Jerusalém. Ele e os outros dois homens estavam em um local próximo a Rafah, e a operação ocorreu sem um planejamento prévio específico para capturá-los, mas resultou em um confronto imprevisto.

Sinwar foi um prisioneiro durante 23 anos em Israel antes de ser libertado em 2011, e desde então assumiu a liderança do Hamas após a morte de Ismail Haniyeh. “Ele é considerado um dos mentores dos recentes atentados, e sua morte marca um ponto importante na guerra em curso entre Israel e o grupo”, indicou um alto funcionário do governo israelense em declaração à imprensa.

Além do impacto militar, a operação também teve um enorme impacto psicológico, pois Sinwar era visto como um símbolo de resistência contra Israel. As consequências desta operação podem estender-se por um longo período, enquanto o Hamas lida com a perda de um de seus principais líderes.

A morte de Yahya Sinwar levanta questionamentos sobre os futuros passos do Hamas e as intenções de Israel na região, levando as partes a um cenário ainda mais tenso e imprevisível.

O que se pode esperar agora é a reação do Hamas a essas recentes perdas significativas. A comunidade internacional mantém atenção redobrada sobre o desenrolar desta situação.

O espaço para comentários está aberto. O que você acha da situação? Compartilhe sua opinião!

Referências

  • https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/10/17/israel-hamas-yahya-sinwar.ghtml
  • https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/10/17/yahya-sinwar-hamas-lider-morte.htm
  • https://noticias.r7.com/internacional/lider-do-grupo-terrorista-hamas-e-mentor-da-invasao-a-israel-esta-morto-diz-tv-estatal-17102024/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *