Compartilhe

Prepare-se! Condições climáticas severas podem afetar a região

Alerta laranja para tempestade na região Sudeste
Alerta laranja para tempestade na região Sudeste — Foto: Inmet

A região Sudeste do Brasil está em alerta para chuvas volumosas neste final de semana. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a previsão é de tempestades que podem gerar acumulações de até 250 milímetros de chuva em algumas áreas, especialmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta laranja para tempestades começou na madrugada deste sábado (19) e se estende até a manhã deste domingo (20), trazendo consigo riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.

As chuvas intensas serão acompanhadas por ventos que podem atingir até 100 km/h em alguns locais. “O alerta é motivado pela passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas,” informou a Defesa Civil durante uma coletiva. Além das chuvas, há a possibilidade de queda de granizo, principalmente nas regiões mais altas do Estado.

O Cemaden ressaltou que o risco de deslizamentos é elevado no Vale do Paraíba, Sul de Minas Gerais e Sul do Rio de Janeiro, principalmente nas encostas das Serras do Mar e da Mantiqueira. A previsão é de que a chuva se intensifique ao longo do dia, especialmente na Grande São Paulo, que deve enfrentar precipitações a partir da tarde, com potencial para ser um dia marcado por condições adversas.

Pedestres com guarda-chuva em São Paulo
Pedestres com guarda-chuva em São Paulo — Foto: CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Após os eventos climáticos severos que ocorreram na semana passada e provocaram apagões em várias regiões, o governo de São Paulo tomou precauções, montando um gabinete de crise para monitorar a situação e coordenar a resposta a quaisquer emergências climáticas. A Defesa Civil e a Enel, empresa responsável pela energia da região, estão em alerta máximo para garantir a segurança da população.

As temperaturas, que variam entre mínimas de 14°C e máximas de 20°C, prometem proporcionar um fim de semana gelado após as tempestades, com previsão de diminuição das chuvas no domingo (20) para outras partes do Sudeste, conforme indicado pela Climatempo.

Diante desse cenário, o Cemaden alerta a população sobre a importância de tomar precauções, como evitar áreas propensas a alagamentos e deslizamentos, e destaca que os efeitos das chuvas intensas podem se prolongar por várias horas. É crucial que os moradores fiquem atentos às atualizações meteorológicas e sigam as orientações das autoridades locais.

Se você está na região, prepare-se e mantenha-se seguro! Compartilhe suas experiências e dicas nos comentários abaixo.

Referências

  • https://g1.globo.com/meio-ambiente/noticia/2024/10/19/sudeste-tem-alerta-para-chuva-volumosa-neste-fim-de-semana.ghtml
  • https://revistaoeste.com/brasil/defesa-civil-emite-alerta-para-chuvas-intensas-em-sao-paulo/
  • https://www.estadao.com.br/sustentabilidade/tempestade-deslizamento-e-inundacoes-em-sp-rio-e-minas-cemaden-nprm/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *