Compartilhe

Incríveis achados em escavações da Linha 6-Laranja incluem artefatos que remontam ao século XIX!

**

Representação do orixá Exu e conchas encontradas no sítio arqueológico
Do lado esquerdo, seria a representação do orixá Exu, divindade africana que representa a comunicação e a ordem. Do lado direito são conchas encontradas no sítio arqueológico — Foto: Divulgação/Mobiliza Saracura Vai-Vai

Recentemente, durante as escavações para a construção da Estação 14 Bis-Saracura, parte da futura Linha 6-Laranja do Metrô de São Paulo, foram feitos importantes achados arqueológicos que revelam um pouco mais sobre a história da região. Os trabalhos, que começaram em 2022, já identificaram mais de 40 mil itens desde seu início, refletindo a rica cultura e passado da cidade.

Dentre os artefatos descobertos em 25 de setembro, incluem-se fios de contas, conchas e uma imagem que pode representar o orixá Exu, divindade associada à comunicação e à ordem nas religiões de matriz africana. “Desde o início das escavações, foi possível observar peças que se inserem em um contexto ligado ao sagrado”, afirmou a historiadora Marília Belmonte, integrante do movimento mobilizador “Mobiliza Saracura Vai-Vai”.

Escavações da obra da Linha 6-Laranja na Praça 14 bis, no Centro de São Paulo.
Escavações da obra da Linha 6-Laranja na Praça 14 bis, no Centro de São Paulo. — Foto: Divulgação/Linha Uni

Os achados arqueológicos sugerem que, antes da urbanização da área, um possível templo afro-religioso poderia ter existido no local, o que destaca a importância histórica da descoberta. “Podemos reconhecer, a partir da materialidade dos achados, um patrimônio que traz elementos para a compreensão da vida dessas pessoas. Isso não deve ser visto apenas no prisma da escravização e da morte”, enfatiza Belmonte.

Por outro lado, esse processo de escavação e resgate arqueológico tem gerado atrasos nas obras do metrô. Atualmente, a Estação 14 Bis é a que tem menor avanço na construção, contando com menos de 10% de conclusão, enquanto as estações adjacentes estão previamente em 40% de progresso.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem estado ativamente envolvido na catalogação e estudo dos objetos encontrados. A instituição confirmou que não mediu esforços para compatibilizar a implantação das obras do metrô e a preservação do patrimônio cultural brasileiro.

Essas descobertas não apenas enriquecem o acervo histórico da cidade, mas também trazem à tona reflexões importantes sobre a herança cultural e religiosa afro-brasileira. Para aqueles que querem acompanhar o desenvolvimento das obras e os achados arqueológicos, este é um excelente momento para se engajar na discussão e deixar suas opiniões.

Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário e compartilhe a notícia!

Referências

  • https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2024/10/21/novos-itens-arqueologicos-sao-encontrados-em-obra-da-estacao-14-bis-saracura-da-linha-6-laranja-do-metro-no-centro-de-sp.ghtml
  • https://www.terra.com.br/amp/story/byte/metro-de-sp-arqueologos-encontram-artefatos-do-seculo-19-em-obras-de-nova-estacao,55b3337db10b2a6d231f189473fd9401buqwkinl.html
  • https://gzhstories.clicrbs.com.br/web-stories/surpresas-arqueologicas-sao-encontradas-em-obra-do-metro-em-sp-veja-fotos/

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *