Ação de saúde pública visa proteger moradores de até 59 anos não vacinados!
Imagem ilustrativa da vacinação em Jarinu. Fonte: JR.Jor.br.
Jarinu, cidade localizada no interior de São Paulo, lançou uma nova campanha de vacinação contra a Febre Amarela, que ocorrerá de **04 a 16 de novembro de 2024**. Durante esse período, as equipes de saúde percorrerão a área rural do município para **orientar e vacinar** todos os moradores que ainda não receberam a vacina, com foco nas pessoas de **9 meses a 59 anos**.
A vacinação também estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde durante a semana, sem necessidade de agendamento. A ação “portas abertas” inclui visitas nos **sábados**, dias **09 e 16**, além do **feriado de 15 de novembro**, demonstrando a dedicação das autoridades em combater essa doença infecciosa e potencialmente fatal.
A Febre Amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos, que possui dois ciclos de transmissão: o urbano e o silvestre. Em Jarinu, um indicativo de alerta está relacionado à **presença de macacos mortos**, que podem sinalizar a circulação do vírus na região. Esses primatas não transmitem a doença, mas são suscetíveis e podem sofrer do mesmo mal. Em caso de avistamento de macacos mortos, a população deve contatar a **Zoonoses de Jarinu** através do telefone **(11) 94364-1868**.
A intensificação da vacinação é crucial em função de um aumento recente de registros da Febre Amarela e reforça a importância da **prevenção** na saúde pública. As autoridades de saúde enfatizam que a melhor forma de controle da doença é através da vacinação.
É fundamental que a população esteja atenta às campanhas de vacinação e participe ativamente, garantindo a segurança e a saúde de todos.
Se você possui informações ou experiências relacionadas às campanhas de vacinação em sua cidade, compartilhe nos comentários abaixo!
Referências
- https://jr.jor.br/2024/10/23/jarinu-intensifica-vacinacao-contra-febre-amarela-em-area-rural/
- https://novodia.digital/2024/10/jarinu-intensifica-vacinacao-contra-febre-amarela-em-area-rural/