Encontro com vítimas de Givors e anúncio de plano de adaptação ao clima nesta sexta-feira!
O Primeiro-ministro Michel Barnier será em visita ao Rhône ce vendredi. Foto: Pierre-Yves Royet.
Na sexta-feira, 25 de outubro de 2024, o Primeiro-ministro Michel Barnier realizará uma visita ao departamento do Rhône, França, com o foco em discutir a adaptação ao **mudanças climáticas**. A matéria será especialmente relevante diante dos recentes **episódios de inundações**, onde Givors passou por severas consequências das intempéries.
A agenda de Barnier inclui uma visita ao Val de Chenevières, um parque projetado para mitigar os efeitos de possíveis transbordamentos do rio Brévenne. “A visita busca terminar em uma nota positiva, especialmente considerando que L’Arbresle, onde ocorrerá parte do evento, não foi afetada pelas inundações”, afirma uma fonte familiarizada com o atendimento ao público local.
Além disso, durante a visita, Barnier e a ministra da Transição Ecológica, Agnès Pannier-Runacher, deverão se encontrar com moradores de Givors que foram diretamente impactados pelas inundações, onde as limpezas e reparos são parte da rotina dos cidadãos após as intempéries.
Em uma declaração recente, Pannier-Runacher ressaltou a importância de desenvolver uma “cultura do risco”, considerando que as inundações em outubro não são um caso isolado, mas sim uma consequência das transformações climáticas. Segundo ela, “para cada euro investido em adaptação ao clima, são evitados oito euros em danos futuros”.
Barnier e Pannier-Runacher pretendem anunciar um plano nacional de adaptação ao clima, que será debatido em consultas durante dois meses. O objetivo é apresentar medidas que busquem soluções práticas tanto para cidadãos quanto para муниципais, visando prevenir novos desastres climáticos.
Em verão, o val de Chenevières, onde corre a Brévenne. Foto: Gerard Urbin.
A ação de Barnier é destaque numa época onde muitos se questionam sobre a capacidade do governo em lidar com desastres naturais cada vez mais frequentes. O sucesso dessa visita pode redefinir como a política ambiental grege as demandas sociais diante das mudanças climáticas.
Fique atento às atualizações e não deixe de compartilhar sua opinião nos comentários!
Referências
- https://www.leprogres.fr/environnement/2024/10/24/inondations-pourquoi-michel-barnier-se-deplace-a-l-arbresle-ce-vendredi
- https://www.bfmtv.com/lyon/replay-emissions/bonsoir-lyon/nettoyer-et-reparer-le-quotidien-des-habitants-de-givors-apres-les-intemperies_VN-202410240667.html
- https://www.radiofrance.fr/franceinfo/podcasts/8h30-franceinfo/intemperies-budget-2025-le-8h30-franceinfo-d-agnes-pannier-runacher-1559679