Compartilhe

Entenda os detalhes da operação que envolve o deputado e sua suposta associação criminosa!

Deputado Gustavo Gayer (PL - GO)
Deputado Gustavo Gayer (PL – GO) — Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de hoje, 25 de outubro de 2024, a operação **Discalculia**, que tem como alvo principal o deputado federal *Gustavo Gayer* (PL-GO). A investigação gira em torno de denúncias de desvio de cota parlamentar e falsificação de documentos para benefício de uma Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Segundo informações, a PF cumpriu 19 mandados de busca e apreensão em diversas localidades, incluindo a casa do deputado e um imóvel funcional em Brasília. A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sob a supervisão do ministro *Alexandre de Moraes*. Além de Gayer, assessores também são mencionados como alvos, tendo sido encontrado com um deles a quantia de **R$ 70 mil** em dinheiro vivo, o que levanta suspeitas de mau uso de recursos públicos.

*”Vieram na minha casa, levaram meu celular, HD, meu SSD. Essa democracia relativa está custando caro para o nosso país,”* declarou Gayer em um vídeo postado em suas redes sociais. A operação ocorre em um contexto eleitoral tenso, com Gayer apoiando um candidato nas eleições municipais que se aproximam.

A PF iniciou a investigação após identificar que os criminosos supostamente utilizaram recursos públicos destinados à cota parlamentar para financiar empreendimentos privados, caracterizando sérios indícios de **associação criminosa**, **falsidade ideológica** e **peculato**. O nome da operação, *Discalculia*, refere-se a um transtorno de aprendizagem, destacando a falsificação encontrada nos documentos de constituição da organização, que listava crianças como membros do quadro social.

Dinheiro encontrado com assessor do deputado federal Gustavo Gayer
Dinheiro encontrado com assessor do deputado federal Gustavo Gayer — Foto: PF/Divulgação

A situação corpora um grave desvio de conduta, e a PF continua a investigação para outros possíveis envolvidos. Como a operação avança, a sociedade se vê diante de mais um caso de corrupção que poderá impactar a credibilidade das instituições e a confiança nas figuras públicas a poucos dias das eleições municipais.

Fique à vontade para compartilhar suas opiniões sobre este caso polêmico nos comentários. O que você acha da operação? Será que outras investigações similares precisam ser realizadas?

Referências

  • https://g1.globo.com/politica/blog/camila-bomfim/noticia/2024/10/25/pf-faz-buscas-em-enderecos-do-deputado-gustavo-gayer-em-operacao-contra-desvio-de-cota-parlamentar.ghtml
  • https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2024/10/25/pf-cumpre-mandados-de-busca-gustavo-gayer.htm
  • https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2024/10/policia-federal-investiga-associacao-criminosa-suspeita-de-desviar-cota-parlamentar

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *