A corrida eleitoral para a Prefeitura de São Paulo se intensifica com novos dados de pesquisa.
Nunes e Boulos — Foto: Reprodução Record TV
A disputa pela Prefeitura de São Paulo está ganhando novos contornos com a atualização das pesquisas eleitorais. O candidato Guilherme Boulos (PSOL) conseguiu, em recente levantamento, diminuir a distância em relação ao atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Segundo a pesquisa do Datafolha, divulgada no último sábado (26), Boulos reduziu a diferença de 22 pontos para 11 pontos percentuais, alcançando 37% das intenções de voto, enquanto Nunes lidera com 48%.
Além disso, a pesquisa da Quaest apresenta um cenário semelhante, indicando 45% para Nunes e 34% para Boulos, também com uma diferença de 11 pontos. “Boulos conseguiu melhorar sua posição, mas ainda está longe de uma virada”, afirmam especialistas sobre a dinâmica eleitoral em São Paulo.
O levantamento do Paraná Pesquisas, realizado entre 21 e 24 de outubro, antes do importante debate na TV Globo, aponta uma distância de 10,5 pontos favoráveis a Nunes (51,2% contra 40,7% de Boulos). Esta vantagem de Nunes é a menor desde o início do segundo turno.
Infográfico mostra os dados da última pesquisa Quaest de São Paulo antes do 2º turno — Foto: g1
Quando se consideram apenas os votos válidos, a situação se torna mais clara: no Datafolha, Nunes possui 57% contra 43% de Boulos, enquanto a Quaest aponta 55% contra 45%. A margem de erro das pesquisas é de 2 pontos percentuais, o que indica que apesar da redução da diferença, uma virada de Boulos na última etapa da eleição ainda é considerada improvável, principalmente devido ao histórico eleitoral da cidade.
Vale lembrar que, desde a implementação do segundo turno nas eleições municipais, apenas uma vez um candidato que ficou em segundo lugar no primeiro turno conseguiu vencer a disputa final. Essa realidade pesa sobre a expectativa em torno da candidatura de Boulos, que no primeiro turno alcançou 29,07% dos votos válidos.
A semana que antecede o segundo turno será crucial. Eleitores precisam estar informados e engajados para exercerem seu direito de voto. Nos comentários abaixo, compartilhe sua opinião sobre a corrida eleitoral em São Paulo e como você enxerga a possibilidade de uma virada de Boulos nas urnas!
Referências
- https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/boulos-esboca-reacao-mas-nunes-e-o-favorito-a-vencer-em-sao-paulo/
- https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/eleicoes/2024/noticia/2024/10/26/quaest-em-sp-votos-validos-nunes-tem-55percent-e-boulos-45percent.ghtml