Compartilhe

Mais uma vez, torcedores argentinos são flagrados fazendo provocações inaceitáveis.

Torcedores do River Plate fazem gestos racistas antes de jogo pela semi da Libertadores.
Torcedores do River Plate fazem gestos racistas antes de jogo pela semi da Libertadores. Fonte: Reprodução/Gledson Paraíba/Instagram

No último dia 28 de outubro, um ato de racismo teve destaque negativo nos esportes, quando torcedores do River Plate foram flagrados fazendo gestos racistas direcionados à torcida do Atlético-MG. O incidente ocorreu no estádio Monumental, em Buenos Aires, horas antes do início da partida da semifinal da Copa Libertadores.

O fotógrafo Gledson Paraíba, que está associado ao atacante Hulk, capturou o momento em que os torcedores argentinos realizavam gestos considerados racistas, comparando os atleticanos a macacos. Este tipo de provocação já havia sido presenciado durante a partida de ida no Brasil, onde um torcedor argentino, flagrado fazendo gestos semelhantes, foi detido na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Segundo as informações levantadas, os gestos foram feitos em diferentes momentos, inclusive enquanto os ônibus que transportavam os torcedores do Atlético se aproximavam do estádio.

A Conmebol possui um Código de Conduta que prevê punições severas para clubes e torcedores que praticarem atos de discriminação. O artigo 15, por exemplo, estabelece multas que variam de 100 mil a 400 mil dólares americanos em casos de reincidência. Durante esses episódios, é fundamental que a comunidade esportiva se manifeste e busque soluções para erradicar o racismo no futebol.

A situação recente levanta um questionamento sério sobre a cultura de aceitação de comportamentos racistas em ambientes esportivos e a necessidade urgente de uma mudança. O evento pede um olhar crítico da sociedade e discussões sobre como o esporte deve lidar com essas questões.

Diante dessa realidade, é imprescindível que torcedores e clubes se unam para combater o racismo, promovendo um ambiente mais respeitoso e acolhedor, tanto nas arquibancadas quanto fora delas. Os leitores são convidados a compartilhar suas opiniões sobre o que pode ser feito para melhorar essa situação.

Referências

  • https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/atletico-mineiro/torcedores-do-river-fazem-gestos-racistas-a-torcida-do-atletico-mg-no-monumental/
  • https://www.otempo.com.br/sports/atletico/2024/10/29/torcedores-do-river-plate-sao-flagrados-fazendo-gestos-racistas-

Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *