Compartilhe

O que vem a seguir para a política alemã?

Alice Weidel, líder do partido de ultradireita, Alternativa para a Alemanha (AfD)
Imagem de Alice Weidel, líder do partido de ultradireita, Alternativa para a Alemanha (AfD). Fonte: Reuters

A política alemã passa por um momento conturbado após a recente derrota de Friedrich Merz, líder conservador da União Democrata-Cristã (CDU), que não obteve a maioria parlamentar para se tornar o novo chanceler. Em um movimento surpreendente, Alice Weidel, líder da ultradireita e do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), clamou por novas eleições, afirmando que “Merz deveria renunciar imediatamente para abrir caminho para as eleições”, conforme reportou a CNN Brasil.

Os conservadores de Merz haviam ganhado as eleições nacionais em fevereiro, mas precisavam de um aliado para formar um governo. Após a derrota nas votações para chanceler, Weidel criticou a coalizão entre a CDU/CSU e o Partido Social-Democrata (SPD), argumentando que “Merz é o primeiro candidato a chanceler na República Federal da Alemanha a ser reprovado no primeiro turno da votação”, o que expõe a fragilidade dessa aliança política.

O partido AfD, por sua vez, alcançou um recorde histórico ao obter 20,8% dos votos, numa ascensão que sugere um crescente apoio a ideias nacionalistas e conservadoras. Weidel prometeu que, “da próxima vez, ficaremos em primeiro lugar”, destacando a intenção de seu partido de assumir responsabilidades governamentais.

Na segunda-feira, Merz e os líderes dos demais partidos assinaram um acordo de coalizão que estabelece as prioridades do novo governo, focando em reativar a economia em recessão e lidar com o fortalecimento da defesa europeia. Merz declarou que o novo governo está “decidido a fazer com que a Alemanha avance com reformas e investimentos”, enquanto prometeu também conter a imigração ilegal, uma questão central para o AfD.

Essas movimentações agitam o cenário político europeu, com a crescente polarização entre partidos tradicionais e a extrema direita. A expectativa é de que as próximas semanas revelem mais sobre o futuro do governo alemão e o impacto do AfD nas eleições que podem ocorrer em breve.

Os leitores são convidados a compartilhar suas opiniões e perspectivas sobre a situação politiqueira na Alemanha. O que você acha do pedido de novas eleições por parte do AfD?

Referências

  • https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/lider-da-ultradireita-alema-pede-novas-eleicoes-apos-derrota-de-merz/
  • https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/mundo/conservadores-e-social-democratas-assinam-acordo-de-coaliz%C3%A3o-de-governo-na-alemanha-1.1605303


Compartilhe

Veja também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *